Quantas vezes queremos sair correndo do mercado ou para evitar comprar demais ou para evitar os pedidos incessantes dos pequenos e adolescentes? Muitos evitam levar seus filhos em supermercados devido aos pedidos de guloseimas o tempo todo. Por que isso acontece? Vários fatores influenciam a escolha alimentar nessa fase.
Essas escolhas são induzidas por respostas fisiológicas e emocionais, geradas especialmente por apelos visuais. Por vezes crianças e adolescente sabem exatamente qual marca desejam e usam de argumentação lógica para obtê-las.
Estratégias são formuladas para induzir esses pequenos grandes pensadores e formadores de opinião, seja no intervalo do desenho, ou naquela propaganda que aparece vinculada à felicidade... cores são sugestivas para rótulos com a proposta de que a escolha seja ainda mais fácil, marcas especificas modulam as preferências alimentares.
O que fazer? Fique atento ao que seu filho(a) vê, e o exponha a cenas de refeições em família onde todos comem de tudo com cores vibrantes e sabores deliciosos, permita que preparem
lanches ou alguma preparação culinária de forma lúdica e divertida, forneça a oportunidade de acompanharem ao mercado porém após terem feito uma gostosa refeição juntos para que as escolhas não sejam induzidas pela fome, e aproveite o momento para passar tempo com eles. Assim, as escolhas alimentares na compra serão induzidas por bons hábitos, bons exemplos e boa companhia.
Iruana Merhey Machado
Nutricionista - CRN9 7601
Consultório Nutrição e Saúde
Referências bibliográficas:
TRIBOOLE, E.; RESCH, L. Intuitive eating. August, 2012.
GERALDO, A.P.G.; SILVA, M.E.M.P; Processed foods in infant feeding: analysis of the visual memory of school children in Taubaté city, São Paulo. Journal of Human Growth and
Development 2012; 22(1): 1-10
COSTA, M.L.G.; OLIVEIRA, P.A.D; AUAD, S.M.; Publicidade de alimentos para o público infantil na televisão e diretrizes alimentares brasileiras: sintonia ou confronto? Arq. Odontol. vol.47 no.4 Belo Horizonte Out./Dez. 2011
Comments